Tecnologia brain4care
brain4care é uma tecnologia pioneira no monitoramento não invasivo da dinâmica intracraniana, que permite avaliação precoce do risco de hipertensão intracraniana (HIC) e da progressão da complacência intracraniana em tempo real, possibilitando a ação proativa dos médicos para reduzir danos neurológicos e sequelas.
A tecnologia é composta por uma plataforma com inteligência artificial, que processa dados obtidos por um sensor e emite relatórios que auxiliam os médicos na tomada de decisão. O sensor não invasivo brain4care captura micro expansões da caixa craniana e obtêm uma onda que sinaliza as alterações do volume e da pressão intracraniana.
Cefaleias, edemas cerebrais, tumores, hidrocefalias e demências reversíveis, são exemplos de casos relacionados a essa condição e que podem se beneficiar com o uso da tecnologia.
Alterações de volume intracraniano antecedem variações de pressão intracraniana (PIC). A ocorrência da hipertensão intracraniana dificulta o fluxo sanguíneo cerebral. A falta de nutrientes conduz a lesões cerebrais e sequelas, tais como a perda de visão, declínios cognitivos e dos movimentos, podendo até alcançar a morte encefálica.
A tecnologia brain4care permite que médicos avaliem e acompanhem a evolução do risco de hipertensão intracraniana dos pacientes em clínicas e hospitais, auxiliando na triagem de casos, no diagnóstico rápido e assertivo das patologias associadas e na definição de condutas, como por exemplo, reduzir o risco no manejo de edemas cerebrais, prevenindo danos neurológicos e sequelas.
Triagens mais eficazes, diagnósticos mais assertivos e menores riscos de danos neurológicos ilustram como a brain4care contribui para a otimização dos recursos de atendimento e infraestrutura, ampliando o acesso a melhores desfechos.